Cidades portuguesas só devem combater diesel após as autárquicas

Portugal é um dos países da Europa com maior percentagem de carros a gasóleo, mas também um dos mais contidos em medidas de combate à poluição pela restrição de tráfego nas grandes cidades.

Seguir os exemplos de Paris, Madrid, Berlim ou Atenas e anunciar a proibição da circulação de carros a gasóleo para reduzir a poluição não é algo que esteja nos planos do Governo, pelo menos para já.

"Antes das autárquicas duvido que se anunciem medidas desse tipo", afirmou uma fonte do município de Lisboa ao Expresso. "Portugal está demasiado atrasado em políticas de combate à poluição do ar com origem no tráfego automóvel. Há duas décadas que outros países começaram a tomar medidas nesse sentido, enquanto nós demos alguns passos em Lisboa, mas o trabalho foi interrompido ou sujeito a medidas contraditórias", disse Fernando Nunes da Silva, ex-vereador da mobilidade na Câmara de Lisboa ao mesmo jornal.

A situação no nosso país não se mostra fácil em relação a este tipo de restrições já que mais de metade dos automóveis em circulação têm mais de 10 anos e 60% são movidos a diesel.

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